quarta-feira, 25 de junho de 2008

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO - QUESTIONÁRIO

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO - QUESTIONÁRIO

A professora Aldenora da ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO, esta tentando reconstruir O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – P.P.P – da escola, a mesma elaborou um questionário para colher as opiniões e sugestões da comunidade em relação ao assunto. O questionário dos professores foi respondido por mim, o qual envio para conhecimento de todos que nossa escola procurar melhorar tentando sobreviver ao descaso dos governantes.


PROFESSORES

1 – Como você vê o trabalho dos professores – Turno: Matutino
- Como trabalhamos? (Realidade)
Trabalhamos com enormes dificuldades. Vários fatores contribuem para não termos um desempenho melhor.
O não cumprimento dos horários, falta de material didático, insegurança, indisciplina, má gestão (Não só da direção da escola), desordem, descasos de alunos, falta de apoio, baixos salários, descompromisso e omissão de alguns professores, recursos financeiros escasso ou mal investidos, tudo isso interfere na ação dos professores dentro da escola, Somos mais vítimas do que algozes, deveríamos encontrar a escola pronta para podermos atuar com mais eficiência e isso não acontece.

- O que precisamos transformar? ( Prioridade)
Modelo de gestão
Colocar em pratica a gestão democrática
Divulgar a toda sociedade Mossoroense nosso potencial através de uma ampla campanha na imprensa
Convidar alunos da rede publica Municipal de ensino através de visitas às escolas com distribuição folder
Visitar segmentos da comunidade circunvizinha oferecer nosso espaço e recursos didáticos para realização de cursos diversos
Concluir em breve tempo o P.P.P. pondo em pratica sua política.
Valorização dos professores com respeito e ambiente saudável de trabalho, oferecendo salas apropriadas somente para os professores, sala de estudo, sala de descanso com ar condicionado, TV, geladeira.
Ampliar ofertas de atividades a comunidade escolar como oficinas de teatro, dança, música, artes marciais, recreação, lazer, jogos, cursos, fóruns, seminários, palestras...
Dar prioridade a comunidade escolar dando oportunidade de utilizar os espaços físicos e recursos da escola em detrimento do setor privado.
Acabar definitivamente com os grupos de ARRIVISTAS do nosso ambiente de trabalho
Fazer cumprir horários para professores, alunos, funcionários.
Ter demonstração do orçamento financeiro anual da escola
Criar almoxarifado organizado
Estruturar, ampliar, organizar a Biblioteca.
Realizar o tombamento do patrimônio, registrar em cartório e divulgar para comunidade.
Transformar nossa escola em escola de tempo integral com o ensino fundamental e ou uma escola de ensino médio/profissionalizante nos moldes do CEFET que num futuro bem próximos se tornarão INSTITUTO DE EDUCAÇÃO.
Segundo a revista ÉPOCA/debate UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES MAIS RELEVANTES PARA O FUTURO DO PAÍS - Como Melhorar a Educação no Brasil – Um guia para formar melhores professores – O papel da tecnologia – As escolas que dão certo - de 14 de abril de 2008, páginas 78-79, sugerem seis lições das escolas públicas que conseguem oferecer um bom ensino apesar das adversidades:

1. FORMAR ALUNOS COM VISÃO DE MUNDO
2. ADOTAR REGIME INTEGRAL
3. ESCOLHER O DIRETOR PELA COMPETÊNCIA
4. PREMIAR OS BONS EXEMPLOS
5. ESTIMULAR A LEITURA
6. ATRAIR A COMUNIDADE

- O que desejamos ( Sonhos)

Uma escola que funcione normalmente dentro dos padrões mínimos de respeito e solidariedade, dando oportunidades a todos de expandir seus conhecimentos, projetos e idéias, colocando disciplina em todos os segmentos para cumprir o que determina as leis que regem a educação e a escola.
Uma escola que tenha seus horários definidos e todos cumpra.
Toda a equipe administrativa atue com freqüência e eficiência
Os recursos financeiros sejam aplicados corretamente e divulgados a toda comunidade
Todos os segmentos sejam ouvidos e dados o mínimo de recursos para funcionarem satisfatoriamente
Almoxarifado organizado funcionando dentro dos padrões técnicos exigidos
Biblioteca ampla, aumentado seu acervo juntamente como o espaço aumentado e pessoas qualificadas atuando no setor.
Laboratórios funcionando normalmente
Escola limpa
Investimento maciço na cultura e nas artes em geral
Ampliação das atividades físicas e esportivas
Restauração do parque de atletismo
Restauração completa da estrutura da escola e do ginásio de esportes
Reforma nos acessos externo e internos com Eucatex e grades de ferro
Extinguir de vez os ARRIVISTAS banindo este mal do meio da comunidade
Ampliar a participação da comunidade em geral
Priorizar todos os segmentos da escola em detrimento de outros setores da sociedade dando privilégio a comunidade escolar da E.E.J.R.
Mudar o P.P.P. dando uma nova identidade à escola com cursos e um currículo diferente
TRANSFORMAR NOSSA ESCOLA NUM INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (maior sonho).

2 – Que causas impedem esta escola de desenvolver sua missão principal?

Tudo que acontece em nossa volta tem várias causas que produzem seus efeitos.
Em primeiro lugar não temos uma identidade própria, sempre somos levados a seguir orientações de outros, as velhas determinação da Secretaria de Educação e Cultura do Estado e Dired.. Nunca trabalhos nossa realidade, nossas peculiaridades, não temos autonomia suficiente para impor nossa missão dentro da escola, ficamos a mercê de decisões externas, nunca estamos coesos com os nossos objetivos, projetos, propósitos.
Outra causa preponderante que há anos destrói nossa missão, são grupos de pessoas arrivistas, pessoas que tem a escola como um meio de promoção pessoal e político. A comunidade, o coletivo para eles não existem, isso tem levado nossa escola a falência e arruinado a missão principal.
Influência política de partidos políticos, no qual seus correligionários atuam dentro da escola de acordo com as orientações destes políticos, não respeitam a realidade nem suas necessidades elementares de funcionamento.
Nosso espaço físico é cedido constantemente para o setor privado como empresas, instituições religiosas e outras, utilizam nossos recursos de energia, água, telefones e vários setores da escola prejudicando sensivelmente a prioridade que são os alunos, professores e funcionários da própria escola.
Más condições de trabalho para professores.
A gestão democrática esta sendo esquecida por diversos segmentos da escola dando margem para os diretores e seus seguidores diretos atuar de acordo com suas resoluções.
Falta de compromisso e responsabilidade com a gestão democrática por parte de seus segmentos...

3 - Na sua visão qual a importância e a necessidade do P.P.P. na escola?

De extrema importância e necessidade por ser o P.P. P a bússola norteadora das futuras ações que serão desenvolvida na escola.

" O Projeto Político Pedagógico representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar": segundo
J. C. Libâneo




4 – Você já parou para pensar como chegamos até aqui? Como sair desta situação? E o P.P.P. pode solucionar, atendendo as nossas necessidades da superação dos problemas constatados?

Chegamos com a determinação e a coragem de alguns que levantaram a bandeira em defesa da escola, afastando elementos nocivos a nossa comunidade (senão estaríamos fechados há muito tempo), foram muitas injustiças com pessoas que realmente lutam e lutarão sempre. Pessoas bem intencionadas que nunca são ouvidas e sempre humilhadas ou afastadas. A maioria resolveu seguir as orientações externas e chegamos ao que estamos hoje devido à inoperância, o descaso, a insensatez, a omissão, a bandalheira, a falta de compromisso de muitos. Foram anos de muitos altos e baixos, no qual nunca nos organizamos e nos unimos em prol da escola e sim a favor da manutenção de administrações arcaicas com interesse pessoal, administrações que tinham a escola como uma fonte de promoção pessoal e enriquecimento ilícito.
Superada este fase chegamos a gestão democrática que nada resolveu motivada pelas pessoas que formam grupos com interesse próprios e organizados ainda atuam no nosso contexto escolar.
A saída é lutarem unidos para reconstruí nosso P. P. P. dando uma identidade a nossa escola.
Evidentemente que o P.P.P.é o caminho para a solução de muitos problemas enfrentados hoje, para isso deve haver a participação com o compromisso de toda a comunidade na construção deste projeto. O P.P.P. pode desencadear o debate coletivo e trazer a tona as reais causas do nosso fracasso, ele não resolverá tudo o tempo todo, mas é o momento nesta reconstrução para tomar a frente e mudar os rumos da nossa escola.


5- O espaço é seu. Use-o para opinar sobre a atuação dos demais segmentos da escola.

A gestão democrática propõe a atuação de todos os segmentos na administração, fiscalização, no funcionamento geral da escola. O que vemos é a omissão de determinados segmentos deixando de atuar nos diversos espaços oferecidos pela gestão democrática.
A gestão democrática deveria ter um quadro composto por::
Ø Diretor
Ø Vice-Diretor
Ø Coordenador administrativo Financeiro
Ø Coordenador Pedagógico
Ø Conselho Fiscal
Ø Conselho escolar
Ø Associação de professores
Ø Grêmio Estudantil
Ø Associação de Pais e funcionários
Ø Associação de Apoio a Escola ( Comunidade, empresas, etc.)
Ø Comunidade em geral
Atuamos somente com Direção, vice-direção, coordenador pedagógico, conselho fiscal não atuante (existe só na burocracia), o conselho escolar sem as representações devidas (falta alguns segmentos como pais, alunos e funcionários, só participa em minoria e faltosamente), enfim, existe a omissão e falta de compromisso de diversos setores e segmentos da escola na construção de uma gestão verdadeiramente democrática. Estamos ainda no processo administrativo de dez a vinte anos atrás.
Creio que os professores deveriam empunhar a bandeira da gestão democrática e ter participação mais efetiva em todos os setores da escola ocupando espaços para determinar melhor os rumos de nossa escola, a nossa omissão é nossa ruína.
Ainda estamos na fase embrionária da gestão democrática, há muito que debater e lutar para conscientizar os diversos segmentos da escola a ter uma participação e atuação efetiva construindo esta gestão democrática
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